top of page

        Olá, chamo-me Marcos Tavares de Souza e estudo violino com o ilustre professor Egon há um ano e meio, meu desenvolvimento no instrumento foi gigantesco. Ele me ensinou desde os princípios mais básicos de ritmo até uma afinação mais refinada. Tive de ter toda a minha técnica básica revista e reestudada em virtude de más orientações nos meus estágios de inicialização ao instrumento, após isso a facilidade e naturalidade que senti com o instrumento mudaram drasticamente. As aulas levam a seriedade que todo desenvolvimento musical sério necessita, nem uma nota fora do ritmo e da entonação são negligenciadas, ele nunca exigiu menos de mim ou nivelou por baixo, sempre atrás do melhor que podia entregar em cada aula. Os ensinamentos da Escola Russa que me são passados fizeram-me sentir o tocar violino como algo muito mais orgânico e natural, todo meu estudo é recompensado na hora de tocar. É um professor que sabe muito, estudou com os grandes e outro, viveu muito, isso escola nenhuma é capaz de ensinar. Espero ainda aprender muito com este que foi o divisor de águas na minha técnica com o instrumento.

        ”A jornada com Egon de Mattos sempre, desde o início, foi desafiadora, instigante e um estímulo à se pensar o violino, compreender o instrumento em sua essência e filosofia.

        Um professor que não teme desafios, pelo contrário, tem gosto natural por eles, como no meu caso, um aluno que, apesar de ter  iniciado meus estudos já na vida adulta, tenho obtido resultados sólidos, bem construídos e notórios o que certamente devo a estar sendo muito bem orientado. Sem sombra de dúvidas um professor que sabe ler os caminhos por onde conduzir a particularidade de cada aluno.                  Violino é um labirinto, é necessário boa orientação e encontro um excelente norte nas aulas de Egon de Mattos.

        São aulas sempre compromissadas com o primor técnico e estilístico, com a vantagem de, por ser grande conhecedor de diversas escolas metodológicas do violino, sabe canalizar orientações mecânicas e estilísticas pontuais para corrigir ou aprimorar o que ainda não está bem trabalhado. É um professor que devido à vasta visão e conhecimento também se assemelha a um ourives, capaz de lapidar um bom instrumentista.

        Inevitável dizer, que aulas assim, tão bem canalizadas, implicam em aprendizado mais acelerado e desenvolvendo no aluno capacidade de respostas mais eficientes num auto desafio constante e engrandecedor. É meu depoimento, mas também minha gratidão sincera…“ Alexandre Sinicio.

        "Meu nome é Pedro Henrique, tenho 17 anos, sou iniciante no violino e nesses meses em que passei estudando com Egon eu ganhei uma nova visão sobre o universo de tocar violino principalmente quanto a  técnica base. Tudo que ele ensina possui uma justificativa e vai fazer com que eu aprenda o máximo possível e sempre em um ritmo determinado apenas por o quanto eu estou disposto a melhorar, nunca atrasando o desenvolvimento."

         O professor e mestre Egon Francisco de Mattos ao longo da sua carreira musical, tem desenvolvido uma excelente e autêntica visão técnica e artística na arte de tocar violino. Com base nos grandes mestres e, principalmente em sua própria experiência, definir uma prática diária progressiva com firmes resultados, sem esforços desnecessários. Assim, trazendo e aprimorando os exercícios básicos e fundamentais de Carl Flesch. Pude depois de uma de suas excelentes aulas, com estudos intensivos adquirir em apenas um dia de prática, uma incrível articulação no arco na mudança de cordas, e uma notável precisão nos dedos da mão esquerda. Como se estivesse estudado dias!
E isso acontecendo em contexto de retorno depois de vários anos sem tocar violino. Como se estivesse numa condição de aprendizado em pleno início.
Gratidão pelo que sabes e como sabes transmitir a arte de tocar, mesmo que a sua intensidade e poderosa convicção destrua a nossa ignorância, ela nos inspira a expressar a potência da vida e a 'paixão de ensinar'. Assim m
esmo como o sr. nos diz! Tiago Romão.

  • Instagram - Black Circle
  • facebook-square
  • youtube-square

           © 2025  Arte do Violino - Todos os direitos reservados.

bottom of page